INSTITUIÇÃO CATÓLICAS DE EDUCAÇÃO DE SURDOS 

 
 

ESCOLA ÉPHETA - CURITIBA/PR

A Sociedade das Filhas do Coração de Maria participa na Missão Universal da Igreja pelo serviço aos irmãos, nos mais variados tipos de apostolado: pastoral e evangelização, educação, promoção humana, tendo como lema, o mesmo da Província do Brasil: "Vida e Dignidade".

A Sociedade das Filhas do Coração de Maria foi fundada na França em 19 de julho de 1790, por Maria Adelaide de Cicé e Pedro José Picot de Clorivière durante e Revolução Francesa, com o objetivo de "Manter a Vida Religiosa na Igreja e suprir a falta de congregações religiosas abolidas pelo poder civil".

Endereço: R. Silveira Peixoto, S/N - Batel, Curitiba - PR, 80240-120

Telefone:(41) 3340-6742

 

                                                                 

______________________________________________________________________________________________________

INTITUTO FELIPPO SMALDONE

A Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações foi fundada em 1885, na Itália, por São Filippo Smaldone. O Padre Fillipo Smaldone dedicou sua vida à educação dos surdos na Itália e fundou a Congregação das Irmãs para que elas continuassem no tempo e no espaço a sua missão a serviço da pessoa surda. A Congregação sentiu necessidade de expandir a missão do ÉFETA, que significa –“Abre-te!” (Imediatamente abriram-se os ouvidos e a língua se lhe desprendeu) e com esta filosofia, a missão se expandiu para os vários cantos do mundo.

Hoje, o Instituto está presente na Itália, Brasil, Paraguai, Ruanda, Tanzânia, Benin e Moldávia. No Brasil, a Congregação estabeleceu-se em 1972, na cidade de Belém –PA, iniciando suas atividades em 25 de março de 1973, com 27 alunos surdos na faixa etária de 0 a 14 anos, em regime de semi-internato, matriculados em turmas de alfabetização à 4ª série do Ensino Fundamental.

____________________________________________________________________________________________________________


PEQUENA MISSÃO PARA SURDOS 

Padre José Gualandi e Padre César Gualandi, seu irmão, estavam convictos da necessidade da Educação dos surdos, para dar-lhes o direito à comunicação e ao conhecimento, e isso somente era possível através do acesso à escola.

Como sacerdotes, estavam convictos de que somente a educação não bastava, era necessário também, o conhecimento da fé. E isso exigia uma particular dedicação. Assim, uma congregação religiosa assegurava o desafio de atingir os objetivos. Iniciaram então, a família religiosa, Pequena Missão para Surdos, obtendo a aprovação diocesana em Bologna em 1872.

Em novembro de 1874, uma jovem chamada Órsola Mezzini se apresenta aos dois sacerdotes, que será mais tarde, a primeira irmã e fundadora das irmãs da Pequena Missão para Surdos. Em 1903 a Congregação religiosa, com as duas famílias, masculina e feminina, foi aprovada definitivamente, com os votos de pobreza, obediência e castidade.

BRASIL
Rua Comandante Carlos Alberto222 – Jd Caravelle  – Londrina – PR

Tel: 43 33258105

Email: sav@portalgualandi.com.br

__________________________________________________________________________________________________________

CONGREGAÇÃO FILHAS DA PROVIDÊNCIA PARA CRIANÇAS SURDA/SP e TO.

 

(atende gratuitamente, cerca de 160 crianças, da Pré-Escola ao 5º ano do Ensino Fundamental)

 

Rua: Odilon Chaves, 39 – Jardim Nazaré – 08150-560 – São Paulo-SP –

Tel: 011- 2035-1824  

E-mail: severinofabriani@superig.com.br   

_______________________________________________________________________________________________________________

 

Instituto Santa Teresinha

O Instituto Santa Teresinha fundado em abril de 1929, na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, pelas Irmãs da Congregação de Nossa Senhora do Calvário. Teve como pioneiras duas religiosas francesas: Madre Luiza dos Anjos e Irmã Maria São João e duas brasileiras: Irmã Suzana Maria e Irmã Madalena da Cruz. Em 18/03/1933, transferiu-se para São Paulo, funcionando inicialmente em prédios alugados. A partir de 1939, instalou-se em prédio próprio num terreno doado pelo médico otorrinolaringologista Dr. Otoni Rezende Barbosa, interessado pela educação dos surdos. Não existia até então nenhuma escola particular para surdos em São Paulo. Relendo os anais da Entidade nota-se que as alunas vinham de diferentes regiões do país.

 

 

Missão, Valores e Objetivo

Missão

Ser espaço físico, pedagógico, político e cultural de formação de sujeitos conscientes de sua cidadania e capazes de ações viabilizadoras que venham a favorecer o crescimento social da comunidade.

Valores

  • Valorização da Língua Brasileira de Sinais (libras)
  • Fortalecimento da sua identidade como pessoa surda;
  • Aceitação de suas experiências de vida e de suas famílias;
  • Fortalecimento de postura humana e de valores aprendidos: senso crítico, sensibilidade, criatividade diante de situações difíceis e de esperança;
  • Vivência de valores morais e espirituais respeitando as diferenças, que possam transformar o mundo através da transmissão de conteúdos escolares de forma contextualizada;
  • Valorização de expressões de fé e crença;
  • Queremos assim contribuir na construção de seres humanos com dignidade, identidade e projeto de futuro.
 

Objetivos

O Instituto Santa Teresinha tem como objetivo:

  • Educar, instruir e promover adolescentes e jovens surdos;
  • Oferecer e desenvolver a educação para o exercício da cidadania;
  • Dedicar-se às obras de promoção humana, beneficente, filantrópica e de assistência social;
  • Possibilitar em todas as ações o desenvolvimento integral do educando em seus diferentes aspectos: Intelectuais, afetivos, éticos e físicos, assegurando-lhe possibilidades de integração à sociedade;
  • Envolver a família no processo educativo dos alunos, fortalecendo os vínculos entre a escola, a família e a comunidade surda. " Garantir a educação dos alunos através do bilinguismo (Língua Brasileira de Sinais e o Português) propiciando a aquisição de conhecimento e a formação de valores;
  • Propiciar no decorrer dos cursos oferecidos um processo de orientação profissional que corresponda às exigências do mercado de trabalho.
 
 
 

FALE CONOSCO

 Av. Bosque da Saúde, 1615

Bosque da Saúde - São Paulo/SP

 Tel: (11) 5581-8084

SITE: http://www.institutosantateresinha.org.br/

__________________________________________________________________________________________________________________________________