Descubra o que é uma pessoa surdocega

12-04-2013 19:17

 

                                                                         

 

Conviver com a surdocegueira é se defrontar com um mundo totalmente diferente e muito rico de experiencias, exigindo conhecimento e técnicas específicas para que se possa desbravá-lo com mais habilidade e eficiência.

O surdocego é o individuo que apresenta perdas visuais e auditiva combinadas. Algumas pessoas surdocegas apresentam perdas totais desses sentidos, outras não, podendo manter resíduos auditivos e/ ou visuais.

As pessoas surdocegas necessitam de formas especificas de comunicação para terem acesso á educação, lazer,trabalho, vida social etc.

Quais as principais causas que levam uma pessoa a ficar surdocega?

Alguns indivíduos sem problema visuais ou auditivos se tornam surdocegos em decorrência de condições resultantes de algumas enfermidades, ( ex: acidente vascular cerebral, diabetes, síndromes genéticas, meningites, tumores cerebrais e choques anafiláticos)

Como esta pessoa que se tornou surdocega vai se comunicar?

Os sistemas de comunicação são diversos, geralmente envolvem as mãos da pessoa surdocega e de seu interlocutor ou guia interprete. Ou seja, eles se comunicam através do tato.

Devemos entende-los e dar-lhe o tempo necessário para que esteja pronto para conhecer uma nova forma de receber e expressar necessidade e desejos.

Você já pensou como se sentiria se passasse por isso?