Implante coclear

18-11-2011 16:59

 

Implante coclear

 


    O Implante coclear (também conhecido como ouvido biónico) é um dispositivo electrónico computorizado que substitui totalmente o Ouvido de pessoas que tem Surdez profunda, ou quase. Inclui uma espiral externa, um processador de palavra e um microfone localizado fora do corpo. Assim o implante visa estimular directamente os nervos auditivos remanescentes, através de pequenos eléctrodos que são colocados dentro da cóclea e os nervos levam estes sinais para o cérebro, afim de lá serem descodificados.

    O implante coclear não consegue transmitir os sons tão bem quanto o ouvido normal, no entanto, a sua eficácia varia conforme os surdos. A alguns ajuda-os a ler os lábios, outros, podem distinguir algumas palavras sem precisar de ler os lábios, ainda outros podem manter uma conversa por telefone. Além disso, o implante ajuda os surdos a ouvir e a distinguir os sinais ambientais e de precaução, como campainhas, telefones,alarmes e sirenes.
Este equipamento existe já há alguns anos, e neste momento, existem cerca de 100.000 usuários, em todo o mundo.
    O implante coclear gerou grande polémica do meio da comunidade surda mundial, levantando questões acerca da cultura surda, da língua gestual, da liberdade de escolha e da própria comunidade surda. Basicamente, essa controvérsia baseia-se no direito de escolha a uma língua e no direito dos pais a escolherem a língua dos filhos. Muitos daqueles que têm uma língua gestual como língua materna estão a debater activamente o uso de implantes cocleares porque muitos não concordam que a capacidade de ouvir e falar seja de valor para as comunidades surdas.
    As pessoas surdocegas, encontram no implante coclear uma opção positiva que lhes poderá prover mais informação para a comunicação.

 

FONTE: http://marisarocha.blogspot.com