Implante Coclear

26-02-2012 18:32

            Pelo que percebi, implante coclear é o assunto mais polêmico relacionado a surdez.
Antes de mais nada, vou dizer que sou a favor do IC, assim como apoio totalmente a Libras. A única coisa que eu acho é que todos devem ter o direito de escolher se querem ser surdos oralizados, fazer o implante coclear, ou apenas usar a língua de sinais.

            Depois que postei o vídeo do bebê Jonathan, que pode ouvir a primeira vez aos oito meses de idade após o implante coclear, percebi que algumas pessoas são completamente contra os chamados cyborgs. Respeito totalmente a opinião daqueles que não querem submeter-se ao implante, mas também acho que não da para criticar aquelas que querem ouvir. Na minha opinião, isso se equivale a ser contra o uso de pernas mecânicas ou marca-passos, por exemplo.
            No Orkut, a comunidade “Odeio Implante Coclear” possui quase 200 membros, e pela internet podemos encontrar vários blogs sobre o assunto. Todos sempre lembram do Dr. Ricardo Bento, especialista em IC, que disse em um programa de tv que um surdo sem implante sempre será pária da sociedade, sem a possibilidade de estudar, se profissionalizar ou se socializar, o que é uma completa besteira e por isso entendo a revolta, mas eu realmente me emociono ao ver relatos como o da Lak Lobato, no blog “Desculpe, não ouvi!” e em vídeos como este abaixo.

www.youtube.com/watch?v=mzZKwzDP5yo&feature=player_embedded

 

Quando eu quero ouvir música … eu só ligo isso aqui.
Então eu pego meu implante coclear … e faço assim.
Depois coloco na orelha … e eu consigo ouvir música.

Eu gosto de mostrar pra todos … que eu posso ser uma verdadeira estrela do rock.

Eu pratico “You are my sunshine
porque eu quero ir para Hollywood quando eu for mais velha.
E estar no “American Idol

♫ Você é meu raio de sol … somente meu raio de sol ♫
♫ Você me faz feliz, quando o céu está cinza ♫
♫ Você nunca sabe, querida, o quanto eu amo você ♫
♫ Então por favor não leve o meu raio de sol embora ♫