Nova ferramenta para reabilitação auditiva: eArena

02-12-2011 16:49

 

 

Nova ferramenta para reabilitação auditiva: eArena

 

“A comunicação vai muito além da audição! E sabendo que reabilitação auditiva é muito mais que somente o uso da amplificação, a Siemens traz para o Brasil o programa de treinamento eARena.

Trata-se de um Programa de Treinamento Auditivo computadorizado, que engloba sessões de aconselhamento e exercícios dirigidos, podendo ser realizado em casa de maneira fácil e rápida, por meio de um computador. O programa gera relatórios de uso e evolução nas tarefas realizadas, que podem ser analisadas e discutidas juntamente com seu fonoaudiólogo.

Pesquisas mostram que para o sucesso na comunicação, são necessárias outras habilidades além da capacidade de detectar os estímulos sonoros. Não podemos considerar a audição como um sentido no qual os sons do meio ambiente são captados passivamente pela orelha, mas sim como um comportamento que exige um processamento refinado e complexo.

Assim, fica clara a necessidade de complementar o processo de adaptação das próteses auditivas com orientações e recursos que auxiliem o indivíduo na retomada da escuta consciente, facilitando as funções de discriminação, reconhecimento e compreensão da fala.

O processamento auditivo central envolve também mecanismos cognitivos na tarefa de processar os sinais acústicos. Sendo assim, a intervenção é baseada não só em exercícios de treinamento auditivo, mas também em exercícios de atenção e memória, fundamentais para a efetividade da comunicação.

Sua efetividade e eficácia foi verificada em estudo clínico randomizado de realizado na Alemanha, mostrando benefícios especialmente na adaptação de novos usuários de AASI.”

Fonte: Fga. Mariana Cardoso Guedes
Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP
Especialização em Audiologia pela Santa Casa de São Paulo
Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo
Diretora do Centro de Estudos e Reabilitação em Fonoaudiologia – CER