UTOPIA... - Por: Ir. Vera Lúcia

07-12-2011 14:17

 

UTOPIA...

Por: Vera Lúcia, professora estadual e Irmã religiosa da Congregaçao das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, Ceará. 
    Crianças  em processo de construção são supreendentes. Cada descoberta é algo iluminador tanto para quem descobre quanto para quem acompanha o processo. Para o professor de anos iniciais acompanhar esta descoberta é um ofício gratificante, algo que nenhum salário paga.
    Em se falando de crianças com Deficiências, o grau de surpresa é muito maior,  pois conseguem ultrapassar barreiras, avançar etapas e quebrar preconceitos e mitos criados por uma sociedade que infelizmente, valoriza o "perfeito", o "belo", o "moderno",  "o que vai na onda da mídia e do consumismo"  e repudia o simples, o desajeitado, o deficiente, o que anda fora da moda,  o abstrato... 
    Nesta semana a AACD (Associação de Assistência a Criança Deficiente) realizou sua campanha para recursos financeiros destinados à diversas Entidades. Quem não sentiu vergonha ao olhar os rostos e expressões provocativas em movimento?  
    Elas são exemplo de superação, de esforço e determinação. Oxála no futuro, nenhuma criança, nenhuma pessoa com deficiência tenha que ir à mídia para  pedir, mendigar...pois haverá apoio e recursos para todos, não somente para os mais favorecidos;   acessibilidade será REALIDADE e não somente  Lei, redigidas em livros empoeirados; e preconceito dará lugar ao RESPEITO e DIGNIDADE. Utopia? como diria meu amado Mario Quintana:  
 Se as coisas são inatingíveis... ora!
 
 
não é motivo para não querê-las.
 
Que tristes os caminhos, se não fora
 
a presença distante das estrelas.